O estudo realizado teve por objecto a análise da viabilidade da criação de um equipamento museológico em Évora dedicado à arte contemporânea e particularmente à escultura contemporânea, no duplo contexto da sua relevância cultural e da sua sustentabilidade económica.

Partindo de uma colecção particular que deveria constituir o acervo central do museu a criar, o trabalho envolveu uma equipa multidisciplinar que desenvolveu o projecto nas vertentes museológica e programática, jurídico-organizativa, de marketing e económico-financeira.

O plano museológico assentou, por um lado, na análise artística e patrimonial da própria colecção e, por outro, numa definição das áreas a integrar no projecto, bem como dos princípios gerais orientadores da intervenção arquitectónica. Foram ainda definidos todos os espaços e actividades complementares essenciais à dinâmica e à sustentabilidade do projecto na cidade, bem como o perfil das equipas e o seu funcionamento.

O plano de negócios definiu ainda um modelo jurídico e de governação do equipamento e os princípios orientadores da estratégia de marketing a desenvolver. Incluiu igualmente uma aprofundada avaliação económico-financeira do projecto e a definição das condições para a sua sustentabilidade.