artes trad cartazartes trad2

A Conferência integra-se no ciclo de “conversas” promovidas pela CCDR Algarve de reflexão sobre os novos caminhos a imprimir ao artesanato algarvio, depois do sucesso que foi o Projecto TASA.

Pretende-se assim envolver artesãos, designers, produtores culturais, empresários, investigadores e o público numa discussão sobre a ligação das artes tradicionais à cultura e identidade algarvias, danado-lhe perspectivas de futuro e de afirmação contemporânea.

O Projecto TASA – Técnicas Ancestrais, Soluções Actuais – centrou-se na inovação estratégica do produto artesanal, através de uma consultadoria em design junto de artesãos e iniciativas empresariais com produção artesanal sediadas no Algarve. Deste modo, foi possível reapresentar o artesanato regional com uma nova imagem e perspectiva comercial.
A concepção do projecto teve a sua génese na cultura tradicional regional, concentrando-se nos materiais, técnicas, saberes e fazeres locais, ou em interpretações contemporâneas dos mesmos.

Dos resultados do projecto destacam-se, para além de novas linhas de produtos presentese em lojas de norte a sul, a criação de um blog e de um catálogo de investigação e análise crítica, a realização de um documentário audiovisual e a organização de actividades de sensibilização de jovens para a actividade artesanal.

Objectivos Específicos
 do Projecto TASA
- Desenvolvimento de uma linha de produtos inovadora em relação aos produtos actualmente produzidos pelos artesãos.
- Apoio a iniciativas empresariais no sector do artesanato através de consultadoria em design.
- Lançamento comercial dos resultados obtidos, estimulando e promovendo o interesse pelo produto artesanal regional.
- Incentivo ao envolvimento de jovens em actividades relacionadas com o artesanato.
- Promoção dos resultados obtidos a nível local e nacional.

Link: Projecto TASA