FAL logoTunis Forum logo

Organizado pela Fundação Anna Lindh em Junho de 2011, o Tunis Exchange Forum reuniu 235 representantes de organizações da sociedade cvil, activistas e bloggers vindos de 37 países da região euro-mediterrânica que puderam trocar experiências e perspectivas no seu envolvimento nos processos de transição democática em curso.

No Forum realizaram-se 8 workshops temáticos, mais de 100 apresentações de “boas prácticas” e de projectos e 6 ferramentas de intervenção da sociedade civil. A maioria dos participantes veio através das redes da Fundação Anna Lindh na Argélia, Egipto, Jordânia, Líbano, Marrocos, Mauritânia, Palestina, Tunísia e Síria.

Três grandes temas mereceram especial atenção: o papel das redes sociais como nova forma de intervenção pública; os desafios dos movimentos sociais nos países que têm revoluções em curso; e o papel da criação artística e da cultura na transformação social. Dos debates ressaltou claramente a necessidade urgente de actualizar a agenda do diálogo intercultural na cooperação euro-mediterrânica, para dar resposta às necessidades de curto e longo prazo das sociedades que sofrem actualmente profundas transformações.

Entre as recomendações relativas à área cultural destaque para a necessidade de promover o desenvolvimento e reforço dos projectos culturais através de apoios financeiros mas também na afirmação de novas formas de criação artística e da valorização dos espaços informais para a criação e produção cultural, bem como a estruturação da actividade cultural convencional em articulação com estruturas de governação locais, regionais e centrais.

O Forum foi co-organizado pela Foundation for the Future e pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Suécia, com o apoio do UNESCO-ALECSO Club da Tunísia, o British Council, a União Europeia de Radiodifusão, o Serviço de Acção Externa da União Europeia e o Ministério da Cultura da Tunísia.

DemocracyTunis forum1