Realizada para o Centro Cultural do Banco do Brasil no Rio de Janeiro (Outubro de 2007 a Fevereiro de 2008), em Brasília (Fevereiro a Maio de 2008) e São Paulo (Junho a Setembro 2008) – mais de 1.000.000 de visitantes.

Lusa extra1Lusa extra2Lusa panorâmica_1

Lusa – A Matriz Portuguesa concluiu uma trilogia de grandes exposições realizadas pelo Centro Cultural Banco do Brasil entre 2003 e 2008 sobre as origens culturais do Brasil.

Depois de Arte da África sobre as culturas ancestrais africanas anteriores à sua integração na realidade brasileira e Antes – Histórias da Pré História sobre as culturas nativas das Américas de antes do contacto com os elementos estrangeiros, Lusa– a Matriz Portuguesa fechou o ciclo de forma brilhante, com mais de 1 milhão de visitantes no Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo.

A exposição tentou mostrar o fascinante mosaico cultural que já era Portugal antes de 1500, o seu passado romano, judaico, islâmico e cristão, quase desconhecido no Brasil, contando essa história de uma forma narrativa e impressiva.

Para essa narrativa foram seleccionadas em Portugal mais de 150 peças, incluindo 30 Tesouros Nacionais que viajaram até ao Brasil, numa inédita concentração de obras únicas integradas numa cenografia expositiva de forma admirável.

Lusa - A Matriz PortuguesaLusa sala católica

A exposição foi uma iniciativa do Centro Cultural Banco do Brasil e da Produtora MAG+ Rede Cultural,  liderada por Marcello Dantas, designer e curador de exposições que, com a sua equipa, criou todo o envolvimento cénico.

A coordenação executiva da exposição foi assegurada pela TerraCulta através de Conceição Amaral e da sua equipa, que se responsabilizou pelo trabalho de produção e gestão do projecto em Portugal, propondo e coordenando o grupo de consultores científicos e realizando a articulação com o Instituto Português de Museus e com os Museus Nacionais e Internacionais, colaborando em toda a logística que assegurou transportes, seguros, divulgação etc.

A selecção de peças dos vários períodos históricos (da Pré-História até à chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil em 1500) e a realização de textos para o catálogo são da responsabilidade dos seguintes consultores, especialistas nas diferentes áreas temáticas: Ivo Castro (Língua), Jorge Couto (Descobrimentos), José Custódio Vieira da Silva (Medieval Cristão), Paulo Almeida Fernandes (Paleocristão/Visigótico), Conceição Lopes (Romano), Santiago Macias (Paleocristão/Visigótico e Medieval Islâmico), Luís Raposo (Pré-História), Maria José Ferro Tavares (Judeus), Claúdio Torres (Medieval Islâmico).

Veja o video

Ficha Técnica
Curadoria: Ivo Castro, Cláudio Torres, Luís Raposo, Jorge Couto, Santiago Macias, Maria José Ferro Tavares, José Custódio Vieira da Silva, Conceição Lopes [Portugal]
Idealização e Desenho de montagem: Marcello Dantas
Produção executiva: Maria da Conceição Amaral [TerraCulta/Portugal] e Angela Magdalena [Brasil]
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Patrocínio: Banco do Brasil