calígrafos 1calígrafos 2calígrafos 3

Workshops realizados em Silves, Alfândega da Fé e Mértola.

Orientador: Noureddine CHATER, pintor calígrafo de Marraquexe.

Nestes ateliês, além da caligrafia, são abordadas diversas dimensões artísticas da cultura árabe.

A Caligrafia

A caligrafia é a mais apreciada e venerada arte árabo-islâmica, “a estética da escrita” que permite, antes de mais, realçar a importância das palavras “desenhadas” e ler um texto de forma mais agradável. Convida também a olhá-lo, a apreciá-lo como criação artísitca, sem necessariamente o ler ou entender.

As letras são adornadas e embelezadas para tornar um texto mais atraente e convidativo e até mais requintado e luxuoso na sua apresentação. É uma das mais importantes manifestações artísticas do mundo islâmico e tornou-se um símbolo sagrado do Islão.

De país para país vai-se diferenciando, havendo cerca de catorze a quinze estilos diferentes. O estilo desenvolvido nestes Ateliers é o maghribi, utilizado em Marrocos e em todo o Norte de África. Este estilo caligráfico é considerado um dos mais elegantes e a sua forma de escrita uma das mais requintadas.

Os Utensílios do Calígrafo e os Ateliês

O calígrafo é o mestre que desenha a letra e a adorna. Além de fazer a tinta e talhar os seus próprios cálamos, é também mestre na fabricação de papel artesanal.

Nestes ateliês todas estas fases são explicadas e os cálamos são feitos a partir de canas. É usado papel próprio para o efeito mas já existente.

Os participantes ficarão com uma visão geral sobre aspectos históricos e estilísticos da caligrafia bem como com rudimentos da sua técnica. No final terão escrito algumas palavras (por exemplo, o nome) e poderão levar consigo a “obra” realizada.

Especificações técnicas

Público alvo: a partir dos 6 anos.

Local: espaço protegido do sol (tenda ou local coberto), mesas de apoio, cadeiras, almofadas.

Apoio indispensável: tradutor francês/português

Materiais essenciais: canas, papel, canetas, tinta da china.

Materiais adicionais: folhetos/brochuras para participantes